Conheça os Espetáculos que Já foram Realizados pela Companhia em Anos Anteriores.
Temática: Contos Populares
Contos da Dona Onça
O espetáculo “Contos da Dona Onça”, é uma adaptação de contos e cantigas populares que busca a cumplicidade do espectador através da ludicidade. A peça traz em cena a história da perversa dona Onça e suas artimanhas para capturar a esperta Raposa. Com o espetáculo a Cia. Cenatrupe objetiva levar o mundo lúdico para todos os públicos em especial o infantil, estimulando a imaginação, a sensação e percepção crítica com relação aos personagens, além do divertimento.
A modernidade oferece acesso às várias possibilidades para as crianças, no entanto “Contos da Dona Onça”, coloca em cena uma adaptação dos contos populares: "A Onça e a Raposa", "Bicho Folharal", "Dia da Ventania", "Bicho Papão", "O Macaco e a Onça", "O Macaco e o Coelho" e também do conto popular "A Onça e o Veado". A Cia. CENATRUPE visa neste espetáculo um resgate das histórias contadas pelos avós, brincadeiras e cantigas populares.
Temática: Erradicação do Trabalho Infantil
Criança Não Trabalha
O espetáculo "Criança Não Trabalha" realizado pelo grupo Cenatrupe referente a temática de Erradicação do trabalho infantil conta a História de Lara, uma menina de 10 anos que se vê obrigada por sua Mãe Jurema a trabalhar nas ruas vendendo chicletes, limpando e cuidando de carros e pedindo esmola, enquanto sua mãe aplica golpes contando mentiras. Por outro lado Lara tem um amigo que odeia arrumar a cama, lavar o próprio sapato e etc, que vive chamando ela para brincar e a mesma por vezes não pode, pois também tem que cuidar de seu irmãozinho o bebê Luquinhas. Lara no início é defendida pelo avô, mas Jurema com suas implicâncias e insistências em colocar a menina trabalhar prefere mandar seu próprio pai embora de casa. No decorrer da peça vemos Lara trabalhando nas ruas, ela encontra uma pessoa má intencionada e acaba fugindo desesperada. Na peça seu amigo sempre está atrás dela tentando descobrir o seu segredo que é trabalhar nas ruas, motivo do qual tem faltado nas aulas e está prestes a reprovar. A menina é ajudada por Dona Helena, a mãe de seu melhor amigo, a qual denuncia os fatos e assim a menina com o tempo volta a morar com o avô e frequentar as aulas.

Temática: Combate a Violência Contra a Mulher
Berenice em Diversas Faces
O espetáculo teatral "Berenice em Diversas Faces" mostra através de 4 gerações de mulheres as lutas que cada uma enfrentou e enfrenta em sua época aqui no Brasil. A peça foi construída baseando-se no histórico brasileiro. Em 1920 no Rio de Janeiro Berenice Souza, (a Bisavó) enfrentou problemas por usar roupa de banho com 2 cm acima do joelho, pois durante a década de 1920, as praias públicas não eram lugar para mostrar o corpo, muitos governos emitiam normas específicas sobre os trajes de banho, que não poderiam, por exemplo, mostrar muito das pernas, existia uma lei relacionada ao tamanho da roupa de banho. Para fiscalizar, a polícia fazia patrulhas nas praias com uma fita métrica, para medir o tamanho dos trajes, a fim de imporem a moralidade naquelas praias. Berenice Campos (a avó) em 1941 em Belo horizonte foi presa por jogar bola, pois o Futebol foi lido como um espaço masculino, e inadequado para o corpo feminino, por ser considerado de contato e violento, algo que não era aceito para uma mulher. Já Berenice Siqueira (a mãe) em 1970 em São Paulo por tentativa de fugir com o namorado na calada da noite, acabou foi trancafiada pelo pai em casa, e o rapaz preso, pois isso era crime contra honra de sua familia e Crime de rapto (art. 219 e ss.). caso a vítima fosse maior de 14 anos e menor de 21, e o rapto dava com o seu consentimento, mas ainda sim seria crime, com penas que variavam entre 1 e 3 anos de prisão. Berenice Almeida ( a neta ) no Paraná em 2020 sofre por dificuldades em criar os filhos sozinhas após um divorcio e enfrenta problemas no trabalho, devido que todos os dias ela tem que provar que é capaz de exercer a sua profissão por ser mulher, nunca recebeu uma promoção, e observa que homens são mais valorizados por fazer o mesmo trabalho que ela.

Temática: Educação Financeira
Família Santos Silva
O espetáculo “Família Santos Silva” realizado pela companhia artística Cenatrupe, traz em cena a história de uma família em que o pai Luis desconfiado que ficara desempregado inicia cortes de gastos desnecessários juntamente com seus filhos, e assim incentivados pela vovó Zulu aprendem a poupar, economizar água e luz, investir em uma poupança e também aprendem sobre a importância de pegar a nota fiscal, além de conhecerem seus direitos enquanto consumidores.
A Educação Financeira tem sido alvo de pesquisas de grandes destaques, e elas reconhecem a importância das crianças se envolverem cada vez mais cedo com o dinheiro, e assim de uma forma lúdica através do espetáculo “Família Santos Silva” Cenatrupe pretende apresentar uma arte conscientizadora e educativa, visto que o maior beneficio que você pode dar a crianças e jovens é a educação, sendo assim a educação financeira pode estimular estes a desenvolverem uma relação ética e saudável com o dinheiro.

Temática: Educação Financeira
Turma do Clubinho e o Orçamento Familiar
O espetáculo “Turma do Clubinho e o Orçamento Familiar” traz em cena a história da turma muita empolgada para a viagem de fim de ano para a casa do vovô, para a viagem todos estão economizando junto com suas famílias. Léo, um dos meninos mais animados para o passeio descobre que seus pais não estão se organizando como o devido e talvez não poderão realizar a viagem. Vendo o amigo triste a turma decide ensinar Léo sobre a educação financeira, sobre como poupar com sabedoria, como investir no que é prioridade, na importância de ter controle mensal planejado, de possuir todas as notas fiscais e comprovantes para controle, e, que para se realizar sonhos a longo prazo é necessário começar a poupar com antecedência.

Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil
O Segredo
Marina é uma pequena tartaruga que mora com sua avó, a avó diariamente a orienta para que ela tome cuidado com estranhos e conhecidos, mas ela a principio não dá ouvidos. Na escola a professora Lola continua seu trabalho orientando as crianças sobre o que é o Abuso e a Exploração Sexual Infantil. Marina, não ouve os conselhos de sua professora, nem os conselhos de sua avó, assim ela e seu melhor amigo aceitam presentes, doces e caricias, e por fim acabam sofrendo abuso de um tio de Marina, o Tio Tortuga, já que não acreditavam que alguém próximo, sendo da própria família poderia feri-los, assim um dia Marina demora voltar da escola, e sua avó começa a desconfiar e passa procura-la por todos os lados, mas como uma forma de intimidar as crianças, Tortuga ameaça que fará maldade á vovó de Marina, e também a mãe de seu amigo. Marina com medo do que sua avó falaria, e como forma de protegê-la do tio Tortuga, decide não contar nada, mas durante as aulas Marina e seu amigo percebem pelo que sua professora ensina a importância da denuncia, e por fim sua avó a ajuda superar o ocorrido, e o tio Tortuga é preso, afinal quem ama protege e não faz maldade e muito menos pede segredos. A peça teatral pretende orientar as crianças algumas das diversas formas que abusadores costumam ganhar a confiança, se aproximando de suas vitimas, dando presentes e principalmente pedindo para guardarem segredos e intimidando. O foco principal da peça é mostrar que essa situação não acontece apenas com estranhos ou conhecidos, mas também pode ocorrer dentro da própria família, portanto temos que ficar atentos a todos os sinais.

Temática: Fantasia
Peter Pan em: O Mistério das Fadas
O espetáculo trás em cenas os personagens clássicos da história de Peter Pan, mas dessa vez eles enfrentando desafios para salvar Sininho do sono que faria ela desaparecer para sempre, pois o mundo já não acredita mais em fadas , e no caminho para ajudar Sininho Peter Pan encontra ajuda dos pássaros, mas luta contra seu terrível inimigo Capitão Gancho, e só consegue sair ileso sendo ajudado por Wendy.

Combate a Violência Contra o Idoso
O Golpe
O espetáculo “O Golpe” com a temática Combate a Violência contra os Idosos conta a história de Epaminondas e Clotilde, um casal de idosos que passa por uma sequencia de golpes aplicados por Tonico, apresentando a comunidade formas de atuação de golpistas. O casal vive a assistir seu programa preferido na TV o qual informa a todo instantes os direitos dos idosos e alerta a vila Pedreira que há um golpista a solta, porém o casal acredita que isso nunca iria acontecer com eles. O espetáculo também aborda as penalidades e sanções aos agressores e principalmente onde e como as vitimas se devem buscarem ajuda nestas situações de golpe. Tonico aplica diversos golpes no casal, como golpe do falso enfermeiro, falso advogado, telefone premiado, golpe do sequestro e entre outros. O Casal acompanha na TV seu programa preferido “Programa do Lingüiça”, o qual recebe noticias a todo instante do que acontece na vila e também sobre os direitos dos idosos enquanto Betinho seu neto mais uma vez é deixado aos cuidados dos avós.

Temática: Combate a Violência Contra a Mulher
A Força de Uma Mulher
O espetáculo teatral "A Força de uma Mulher" leva a temática referente a violência contra mulher, visto que está é uma violação de direitos humanos e liberdades fundamentais que não pode ser ignorado ou disfarçado, mas denunciado por toda a sociedade. O espetáculo é uma peça mais leve referente a temática,pois procura mostrar a força que cada mulher carrega dentro de si, e como a mulher consegue ser resiliente e superar os desafios, além de apresentar os nomes e histórias de mulheres que fizeram a diferença na história da humanidade, e mostrar que ali na plateia estão as mulheres que irão fazer a diferença. Na atualidade se faz necessário conhecer quem são as mulheres que fizeram a diferença na história da humanidade, e mostrar que ali na plateia estão as mulheres que irão fazer a diferença, e é preciso ouvir e acreditar nas vítimas sobreviventes que passaram por violência e abuso, mas principalmente colocar fim à cultura do silêncio que impede a quebra do ciclo de atos violentos e abusivos contra as mulheres no país.

Temática: Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil
O Silêncio
O espetáculo “O silêncio” realizado pelo grupo Cenatrupe traz em cena a questão do abuso sofrido por crianças e adolescentes dentro da sua própria família, retratando o comportamentos de possíveis abusadores, tendo como foco principal a importância da vitima denunciar o agressor. Conta a História de Julia, uma criança que inicialmente é tratada pelo tio com presentes e caricias, e ao fim comente ao abuso da mesma. A menina passa a ter medo de contar ocorrido aos pais por medo de que não acreditem nela, mas Julia se abre a conversar com uma professora que auxilia na realização da denuncia.

Temática: Combate as Drogas
Milhões de Maneiras de Dizer Não
O espetáculo “MILHÕES DE MANEIRAS DE DIZER NÃO” realizado pela companhia artística Cenatrupe, procura trazer em cena um menino chamado "Binho" que acaba entrando no mundo da drogas por influência dos amigos. O espetáculo teatral de cunho temático educativo vem para passar as crianças da plateia a mensagem de combate as drogas de uma forma lúdica e cênica.

Temática: Combate as Drogas
Se Metendo em uma Furada
A História aborda a trajetória do Mila uma garota que entra no mundo das drogas, mesmo com todas as orientações de sua avó dona Constanza. No inicio a menina passa a gostar das sensações causada pelo uso de substâncias ilícitas e até tenta aliciar sua amiga Ana a usar, mas a Ana recusa e tenta contar a dona Constanza que Mila está neste mundo da drogatisão. Dona Constanza por defender tanto a neta, não acredita que Mila se envolve com as drogas alegando que Ana seria uma criança mentirosa, mas com o passar do tempo Mila acaba passando muito mal e Constanza pede desculpas por ter sido tão cabeça dura não acreditando em Ana quando ela dizia que Mila precisava de ajuda para se livrar das drogas.

Temática: Erradicação do Trabalho Infantil
Patrulha X e a Missão Secreta
O espetáculo “Patrulha X e a Missão Secreta ” realizado pelo grupo Cenatrupe trata da exploração do trabalho infantil, mostrando a importância da prevenção e da busca de ajuda quando o problema acontece. O Espetáculo conta a História de dois meninos chamados Zequinha e Guto. Zequinha mora com os pais, e vive a fazer birra não querendo arrumar sua própria cama, lavar seu sapato e outras tarefas que as crianças de sua idade podem realizar, por outro lado Guto é um menino que se vê obrigado a deixar as aulas para trabalhar na rua como flanelinha para ajudar no sustento de sua família que passa por dificuldades financeiras.

Temática: Fábulas
Comadre Raposa e Suas Artimanhas
A Contação de história “Comadre Raposa e suas Artimanhas” é uma adaptação das Fábulas de Esopo e de Jean de La Fontaine como “A Raposa e as Uvas”, “A Raposa e o Corvo” e “O galo e a Raposa”, e objetiva um resgate das fábulas apoiado na linguagem simples e popular.

Temática: Lenda Brasileira
Vitória Régia e o Encanto da Lua
A contação de Histórias "Vitória Regia - O Encanto da Lua" é uma adaptação da lenda brasileira da Vitória Régia, e trás a história da jovem índia Naiá, a qual é apaixonada por Jaci a lua. Naiá vive as margens do rio Amazonas e faz de tudo para chamar a atenção de Jaci. Na tribo todos os índios acreditam que Jaci é um valente e poderoso guerreiro que nas noites de lua cheia transforma as índias que ele se encanta em estrelas para viverem ao seu lado.

Temática: Combate a Violência Contra o Idoso
Gilda
O espetáculo “Gilda” traz em cena a violência praticada contra a pessoa idosa em âmbito familiar. Gilda é uma senhora que acaba sendo extorquida pelo genro “Rodovaldo" ao receber sua aposentadoria, sofrendo assim violência psicológica e financeira durante todo espetáculo com apelos emocionais absurdos, a mesma não conseguia perceber a violência que sofria até que sua amiga “Das dores” abre seus olhos e faz ela denunciar toda situação. Cenatrupe em seu espetáculo “Gilda” traz em cena a violência praticada contra a pessoa idosa, em suas diversas manifestações em forma de negligência, violência psicológica, abuso financeiro-econômico/violência patrimonial e entre outras, a qual está presente em todas as camadas sociais e até mesmo no descaso dos serviços de saúde.

Temática: Combate a Violência Contra a Mulher (Espetáculo Infantil)
Mudando a Situação
A peça conta a história de uma mãe que acaba de passar por uma separação, e se vê obrigada a mudar a situação que vive começando em como educar seus filhos, e assim os orienta para que respeitem um ao outro, ajudem nas tarefas domesticas, respeitem as mulheres, sejam responsáveis, como também em suas famílias futuramente sejam capazes de perceber o que é relacionamento abusivo, além de não deixarem os outros dizerem como devem ser, visto que não é necessário seguir padrões para serem felizes. O espetáculo é ideal para tratar com crianças o tema de Violência contra a Mulher, visto ser construído de forma que crianças e adultos consigam compreender a temática.
.jpg)
Temática: Combate as Drogas - Medidas Sócio Educativas
Navalha
A Peça conta a história de um garoto chamado Juliano, também conhecido pelo apelido “Navalha”, onde retratava a maioria dos casos que acontecem com jovens que se inserem no mundo do crime, buscando condições melhores com uma crítica social até pelo preconceito vivido por essas pessoas. Navalha expõe diante da plateia tudo o que sente quando tenta um novo começo e a sociedade não o encara nos olhos e o trata com diferença em ambientes como empregos, escolas e outros locais devido seu passado.

Temática: Intervenção
Os Mímicos
A Intervenção "Os Mímicos" é realizada por 3 artistas trazendo em cena seus números de malabares, formando entre eles figuras acrobáticas e também pequenas cenas.

Temática: Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil
Como é o Seu Nome?
o espetáculo “Como é o seu nome?” traz em cena a questão do COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL, assim retratando suas manifestações e possibilidades de identificar uma vítima, como também comportamentos de possíveis abusadores, tendo como foco principal a importância das vitimas denunciarem, visto que por vezes é um crime silencioso que afeta os direitos e o desenvolvimento do ser. A peça conta a história de duas crianças que mesmo com os conselhos do avô, acabam dando atenção a um estranho que inicialmente os agrada com presentinhos, e aos poucos torna a vida delas um grande tormento.
Temática: Contos Populares
Histórias do Cururu
O espetáculo “Histórias do Cururu” é uma adaptação de contos populares "Festa No céu", "A Raposa e as Uvas" e "A lebre e o Sapo”, que busca a cumplicidade do espectador através da ludicidade. A peça traz em cena a história das aventuras do compadre sapo e da comadre Urubu, levando o mundo lúdico para todos os públicos em especial o infantil, pois Cenatrupe visa neste espetáculo um resgate das histórias contadas pelos avós, parlendas e tradições típicas da cultura popular.
.png)
Temática: Combate a Violência Contra a Mulher
Rosa, Meu nome é Rosa
O espetáculo teatral "Rosa, Meu nome é Rosa" é um espetáculo adulto que procura retratar em cena o abuso sofrido por vários tipos de mulheres e tendo como o objetivo mostrar onde a vitima pode buscar ajuda e auxilio nesta situações. O estupro ainda vitima milhares de mulheres de todas as idades cotidianamente no Brasil e no mundo. Suas consequências para as vítimas são severas e devastadoras, além de afetar a saúde física e psíquica das vítimas.
.png)
Temática: Combate as Drogas - Medidas Sócio Educativas
Espeto
O espetáculo “Espeto” realizado pela companhia artística Cenatrupe, procura trazer em cena um adolescente em conflito com a lei, o qual tem sua história permeada por drogas, tráficos, atos ilícitos, medos, dificuldades e perdas. A História aborda a trajetória do jovem garoto de 16 anos, nome Fernando e mais conhecido por seu apelido “Espeto”. Espeto é um jovem marginalizado que desde sua infância tem um histórico de violência, problemas de núcleo familiar e vícios. Durante a narrativa alguns vínculos importantes são rompidos, perturbações por conta de seus vícios em drogas reverberam agressões físicas e psicológicas que refletem nas suas relações com pessoas que o cercam. Espeto é apreendido várias vezes durante o início de sua adolescência por infrações que envolvem assalto a mão armada, trafico de substâncias ilícitas e alucinógenas e formação de quadrilha. Mesmo diante de correções como medidas sócio educativas, ameaças de envolvidos no tráfico e a perca de sua namorada e de seu melhor amigo “Fusquinha”, isso não é suficiente para detê-lo. Seu envolvimento no tráfico teve influência de sua realidade e das pessoas que o cercam, uma vida humilde e cheia de dificuldades dentro de seu núcleo familiar, onde seu pai era alcoólatra e agredia sua mãe, Espeto via nas drogas uma fuga de sua realidade.

Temática: Auto
O Auto da Barca Voltou- Tudo Velho
O espetáculo “O Auto da Barca Voltou: Tudo Velho” é uma adaptação da obra “O Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente, trazendo em cena diversas sátiras envolvendo a moralidade, em que por meio da presença de dois barqueiros, o Anjo e o Diabo, guiando uma barca ao paraíso e a outra ao inferno, ocorre uma alegoria do juízo final cabendo a eles a decisão de quem entra ou não em suas barcas.
Temática: Educação no Trânsito
Giuseppe
Com uma linguagem lúdica o espetáculo “Giuseppe” pretende apresentar normas, leis e regras de boa convivência no trânsito. A História se passa com Giuseppe, um humilde italiano, que há muito tempo mudou-se com sua família para o Brasil , mas nunca havia ido a cidade grande, assim passa a conhecer algumas leis e principalmente que não dava para deixar seu cavalo Tião em qualquer lugar.

Temática: Fantasia
O Circo Chegou
O Espetáculo "O Circo Chegou" conta a historia de um circo fadado ao fracasso, em uma tentativa de retomar com força o picadeiro e trazer o publico para sua apresentação, assim os circenses fazem o papel do leão que se recusa a trabalhar, do mágico que abandonou a trupe, e todos os outros artistas que seriam necessários para o espetáculo acontecer , assim em um improviso só eles acabam deixando os truques revelados diante da plateia e que estão tendo que fazer o papel de todos os artistas.

Temática: Combate as Drogas- Pessoas em situação de Rua
Entrando em Campo
Entrando em campo conta a histórias de três moradores de rua que pelos vícios perderam suas famílias, casas e empregos e juntos pelas ruas vivem com o pouco que conseguem, mas como todo brasileiro é apaixonado pelo futebol e se aglomeram na frente de lojas o que deixas os comerciantes indignados, então resolvem jogar sua própria partida de futebol, mas acabam sendo barrados pela policia por estarem ali incomodando a sociedade.

Temática: Palhaçaria
Clowns e Objetos
O espetáculo trás em cena duas palhaças que encontram uma caixa de objetos e acabam utilizando os mesmo de formas inusitadas, ao ponto do tecido se tornar um véu de casamento uma se casar consigo mesma e a outra palhaça realizar a cerimônia.

Temática: Direito dos Idosos
Os Desafios de Envelhecer Neste Século
Inicialmente encontramos idosos na fila falando que estão esperando a consulta com o especialista sair, e discutem que na lei dizem que eles tem prioridade, Mas quando se trata de consulta com especialista, até mesmo a prioridade é demorada, e com isso observamos na fala da personagem Genoveva que até tem gente que já faleceu, mas inda continua na fila de espera pela consulta que nunca sai com rapidez. Um idoso que desejava ir pra casa ouvir o programa na rádio corta a fila por ter amizade com alguém que trabalha no posto. Os idosos se encontram novamente e ali falam da solidão e abandono pelos filhos e alguns dizem não saber onde buscar ajuda e acreditam que deveria haver uma equipe que fosse de casa em casa para saber das necessidades de cada idoso na cidade, pois vemos na cena personagens que passam necessidades precisando de cesta básica e faltando dinheiro para os remédios, enquanto outros estão construindo piscina nos fundos de casa com piso antiderrapante, e estes estão na mesma fila de espera pela sexta básica que os demais, assim salientando que a geração mais velha não é um grupo homogêneo, onde todos sãos iguais bastando políticas generalista, visto que cada idoso tem gastos diferenciados. No decorrer da peça também observamos os idosos não tendo seus direitos respeitados como assento preferencial em transporte público e os problemas que calçadas cheias de degraus na cidade podem causarem, assim estes personagens acham que deveria haver uma política que eliminasse essas barreiras das cidades. Em seguida observamos cenas onde os mais jovens se aproveitam das cotas que seriam para os idosos no programa de habitação e também podemos ver em diversas cenas, as dificuldades que muitos idosos têm com a leitura e a escrita, pois muitos tiveram que trabalhar e hoje além disso enfrentam dificuldades com as tecnologias. Na peça vemos a necessidade também dos Idosos participarem da formulação de políticas, e que neste país é necessário o desenvolvimento de uma nova cultura do envelhecimento, pois os idosos de hoje não são mais como os idosos de antigamente, e estes precisam ter seus direitos assegurados.

Temática: Combate as Drogas - Pessoas em Situação de Rua
Uma Esmola
O espetáculo trás em cena 3 moradores de rua, contando seus desafios para manter-se vivendo sem um local para dormir e se abrigar nos dias de chuvas, e também como lidam com a questão do banho e com os olhares da sociedade no dia a dia, além de contarem o que levou os mesmos a viverem nas ruas como os vícios do alcoolismo e drogas.

Temática: Lendas Paranaenses
Lendo Lendas- A Lenda da Gralha Azul
A Contação é uma adaptação de Lendas do estado do Paraná como a “Lenda da Gralha Azul” e cantigas populares que buscam a cumplicidade do espectador através da ludicidade, em que utiliza Marionetes (brinquedos) autômatos em uma mala, cujo a mesma faz surgir de si o cenário da história afim de incentivar a comunidade a leitura e conhecimento de lendas do nosso estado.

Temática: Lendas Paranaenses
Curiaçu Guerreiro e a Lenda das Araucárias
A contação “Curiaçu Guerreiro e a Lenda das Araucárias” tem como intuito realizar uma Contação de Histórias referente à lenda da Araucária, árvore símbolo do estado do Paraná. A história é sobre Curiaçu, o qual era o mais forte guerreiro, e certo dia o caçador da tribo foi caçar e encontrou uma onça; ali também estava a filha de um pajé da tribo inimiga, pela qual havia se apaixonado. O Índio feriu a onça e se aproximou da índia que se assustou e acabou desmaiando. Os índios da tribo inimiga encontraram o índio à beira do rio com a jovem nos braços e pensando que ele havia feito mal a moça, o atingiram com varias flechas. Diz à lenda que ele se transformou numa araucária e a índia numa gralha azul e as gotas de sangue que pingaram eram os pinhões que a gralha azul enterra, as flechas eram os espinhos e Curiaçu a própria árvore.

Temática: Direito das Crianças
A Réu Sociedade
O espetáculo trás em cena a questão dos direitos das crianças e adolescentes, mostrando diferentes realidades e colocando a sociedade em um tribunal para ser julgada, visto que todas as leis e direitos de uma criança devem ser assegurados.

Temática: Dança Teatro
O Jardim Secreto
O espetáculo "O Jardim Secreto" através da linguagem dança-teatro trás em cena lendas brasileiras como "A lenda da Vitória Régia", "Lobisomem", "Curupira" , "Boi Tata", "Iara" e etc.

Temática: Combate a Violência Contra a Mulher
Batom Vermelho
Batom Vermelho é um espetáculo teatral realizado pela Cia. Cenatrupe que traz em cena diferentes tipos de mulheres e suas lutas diárias, buscando dar a elas voz e colaborar com suas lutas, sob a temática "Combate a Violência contra as Mulheres", colocando em cena situações como namoro abusivo, abuso em ônibus, chefes abusivos e casamento de aparências, pois o marido diariamente a batia.

Temática: Espetáculo Inclusivo para Portadores de dificiencias visuais e baixa visão
RÁDIO PEÇA- RECANTO DO ARROZAL
A peça conta a história de Tonho, um pai de familia perdeu a visão ainda pequeno, e por conta disso tem a audição muito aguçada e longe ele ouve o arrozal sendo comido pelos pássaros. O espetáculo trabalha recursos sonoros levando a plateia ouvia a história como as antigas rádios-novelas.

Temática: Cyberbullying
CONECTADOS
O espetáculo "Conectados" realizado pelo grupo Cenatrupe referente a temática de Cyberbullying, conta a História de Gina, uma menina apelidada de "4 olhos", por usar óculos. Em um certo dia Gina em sua ida apressada ao colégio sem perceber cai em um buraco, e seus colegas de classe a fim de ganharem seguidores e curtidas na internet, começam inventarem coisas e apelidarem Gina de diversas formas, e passam expor a garota na internet, causando até alvoroço na cidade com informações fake, e assim praticam bullying e cyberbullying espalhando mentiras e fotos constrangedoras, até que chega um momento que a garota não quer ir as aulas começando a se isolar, mas por sorte esta é ajudada e passa a combater toda forma de bullying e cyberbullying.
Temática: Combate as Drogas
Tô Fora
O espetáculo trás em cena a história de Beto, um menino que acaba se envolvendo com drogas por influência de um amigo na escola, quando a mãe percebe o que ele está fazendo, ele se diz já bem grandinho para tomar suas próprias decisões, e sairá do vício quando quiser. Beto começa ter alucinações e cada vez busca drogas mais fortes, também passa a roubar e vender drogas, até o ponto que ele se vê perdido e sem saída, mas por sorte ele tem uma mãe que jamais o deixaria sozinho.
Temática: Erradicação do Trabalho Infantil
Uma História de Exploração
O espetáculo conta o percurso do Trabalho Infantil desde a chegada dos Portugueses ao Brasil como também na Europa passando pela Revolução Industrial e Minas de Carvão, e mostra atualmente no Brasil onde estão as crianças em situação de trabalho Infantil, principalmente em funções que a sociedade aceita como trabalhar em comércios e estabelecimentos da própria família, ficar de babá do irmão mais novo e etc.
A Contação de Histórias "Compadre Sapo e a Festa no Céu" é uma adaptação do conto popular "Festa no Céu", a contação é realizada por Elaine Teleken da Cia.Cenatrupe e traz a História de um sapo muito esperto que vivia na lagoa, porém ao saber que haveria festa no céu, agarra-se na viola da Urubu para ir a tal festa, e por fim a Urubu tenta dar uma lição no compadre, mas mais uma vez o sapo consegue escapar a enganando.