Espetáculos que estão
Circulando em 2023
Temática: Contos Populares
Contos da Dona Onça
O espetáculo “Contos da Dona Onça”, é uma adaptação de contos e cantigas populares que busca a cumplicidade do espectador através da ludicidade. A peça traz em cena a história da perversa dona Onça e suas artimanhas para capturar a esperta Raposa. Com o espetáculo a Cia. Cenatrupe objetiva levar o mundo lúdico para todos os públicos em especial o infantil, estimulando a imaginação, a sensação e percepção crítica com relação aos personagens, além do divertimento.
A modernidade oferece acesso às várias possibilidades para as crianças, no entanto “Contos da Dona Onça”, coloca em cena uma adaptação dos contos populares: "A Onça e a Raposa", "Bicho Folharal", "Dia da Ventania", "Bicho Papão", "O Macaco e a Onça", "O Macaco e o Coelho" e também do conto popular "A Onça e o Veado". A Cia. CENATRUPE visa neste espetáculo um resgate das histórias contadas pelos avós, brincadeiras e cantigas populares.
Temática: Erradicação do Trabalho Infantil
Criança Não Trabalha
O espetáculo "Criança Não Trabalha" realizado pelo grupo Cenatrupe referente a temática de Erradicação do trabalho infantil conta a História de Lara, uma menina de 10 anos que se vê obrigada por sua Mãe Jurema a trabalhar nas ruas vendendo chicletes, limpando e cuidando de carros e pedindo esmola, enquanto sua mãe aplica golpes contando mentiras. Por outro lado Lara tem um amigo que odeia arrumar a cama, lavar o próprio sapato e etc, que vive chamando ela para brincar e a mesma por vezes não pode, pois também tem que cuidar de seu irmãozinho o bebê Luquinhas. Lara no início é defendida pelo avô, mas Jurema com suas implicâncias e insistências em colocar a menina trabalhar prefere mandar seu próprio pai embora de casa. No decorrer da peça vemos Lara trabalhando nas ruas, ela encontra uma pessoa má intencionada e acaba fugindo desesperada. Na peça seu amigo sempre está atrás dela tentando descobrir o seu segredo que é trabalhar nas ruas, motivo do qual tem faltado nas aulas e está prestes a reprovar. A menina é ajudada por Dona Helena, a mãe de seu melhor amigo, a qual denuncia os fatos e assim a menina com o tempo volta a morar com o avô e frequentar as aulas.

Temática: Fábulas
A Contação de história “Comadre Raposa e suas Artimanhas” é uma adaptação das Fábulas de Esopo e de Jean de La Fontaine como “A Raposa e as Uvas”, “A Raposa e o Corvo” e “O galo e a Raposa”, e objetiva um resgate das fábulas apoiado na linguagem simples e popular.

Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil
O Segredo
Marina é uma pequena tartaruga que mora com sua avó, a avó diariamente a orienta para que ela tome cuidado com estranhos e conhecidos, mas ela a principio não dá ouvidos. Na escola a professora Lola continua seu trabalho orientando as crianças sobre o que é o Abuso e a Exploração Sexual Infantil. Marina, não ouve os conselhos de sua professora, nem os conselhos de sua avó, assim ela e seu melhor amigo aceitam presentes, doces e caricias, e por fim acabam sofrendo abuso de um tio de Marina, o Tio Tortuga, já que não acreditavam que alguém próximo, sendo da própria família poderia feri-los, assim um dia Marina demora voltar da escola, e sua avó começa a desconfiar e passa procura-la por todos os lados, mas como uma forma de intimidar as crianças, Tortuga ameaça que fará maldade á vovó de Marina, e também a mãe de seu amigo. Marina com medo do que sua avó falaria, e como forma de protegê-la do tio Tortuga, decide não contar nada, mas durante as aulas Marina e seu amigo percebem pelo que sua professora ensina a importância da denuncia, e por fim sua avó a ajuda superar o ocorrido, e o tio Tortuga é preso, afinal quem ama protege e não faz maldade e muito menos pede segredos. A peça teatral pretende orientar as crianças algumas das diversas formas que abusadores costumam ganhar a confiança, se aproximando de suas vitimas, dando presentes e principalmente pedindo para guardarem segredos e intimidando. O foco principal da peça é mostrar que essa situação não acontece apenas com estranhos ou conhecidos, mas também pode ocorrer dentro da própria família, portanto temos que ficar atentos a todos os sinais.
Temática: Lenda Brasileira
A contação de Histórias "Vitória Regia - O Encanto da Lua" é uma adaptação da lenda brasileira da Vitória Régia, e trás a história da jovem índia Naiá, a qual é apaixonada por Jaci a lua. Naiá vive as margens do rio Amazonas e faz de tudo para chamar a atenção de Jaci. Na tribo todos os índios acreditam que Jaci é um valente e poderoso guerreiro que nas noites de lua cheia transforma as índias que ele se encanta em estrelas para viverem ao seu lado.
Combate a Violência Contra o Idoso
A contação “Curiaçu Guerreiro e a Lenda das Araucárias” tem como intuito realizar uma Contação de Histórias referente à lenda da Araucária, árvore símbolo do estado do Paraná. A história é sobre Curiaçu, o qual era o mais forte guerreiro, e certo dia o caçador da tribo foi caçar e encontrou uma onça; ali também estava a filha de um pajé da tribo inimiga, pela qual havia se apaixonado. O Índio feriu a onça e se aproximou da índia que se assustou e acabou desmaiando. Os índios da tribo inimiga encontraram o índio à beira do rio com a jovem nos braços e pensando que ele havia feito mal a moça, o atingiram com varias flechas. Diz à lenda que ele se transformou numa araucária e a índia numa gralha azul e as gotas de sangue que pingaram eram os pinhões que a gralha azul enterra, as flechas eram os espinhos e Curiaçu a própria árvore.
Temática: Lendas Paranaenses
A Contação é uma adaptação de Lendas do estado do Paraná como a “Lenda da Gralha Azul” e cantigas populares que buscam a cumplicidade do espectador através da ludicidade, em que utiliza Marionetes (brinquedos) autômatos em uma mala, cujo a mesma faz surgir de si o cenário da história afim de incentivar a comunidade a leitura e conhecimento de lendas do nosso estado.
Temática: Cyberbulling
O espetáculo "Conectados" realizado pelo grupo Cenatrupe referente a temática de Cyberbullying, conta a História de Gina, uma menina apelidada de "4 olhos", por usar óculos. Em um certo dia Gina em sua ida apressada ao colégio sem perceber cai em um buraco, e seus colegas de classe a fim de ganharem seguidores e curtidas na internet, começam inventarem coisas e apelidarem Gina de diversas formas, e passam expor a garota na internet, causando até alvoroço na cidade com informações fake, e assim praticam bullying e cyberbullying espalhando mentiras e fotos constrangedoras, até que chega um momento que a garota não quer ir as aulas começando a se isolar, mas por sorte esta é ajudada e passa a combater toda forma de bullying e cyberbullying.
Temática: Contos Populares
A Contação de Histórias "Compadre Sapo e a Festa no Céu" é uma adaptação do conto popular "Festa no Céu", a contação é realizada por Elaine Teleken da Cia.Cenatrupe e traz a História de um sapo muito esperto que vivia na lagoa, porém ao saber que haveria festa no céu, agarra-se na viola da Urubu para ir a tal festa, e por fim a Urubu tenta dar uma lição no compadre, mas mais uma vez o sapo consegue escapar a enganando.
Temática: Combate as Drogas na Adolescência - Medidas Sócio Educativas