Contos Populares e Fantasia
A Contação de Histórias "Compadre Sapo e a Festa no Céu" é uma adaptação do conto popular "Festa no Céu", a contação é realizada por Elaine Teleken da Cia.Cenatrupe e traz a História de um sapo muito esperto que vivia na lagoa, porém ao saber que haveria festa no céu, agarra-se na viola da Urubu para ir a tal festa, e por fim a Urubu tenta dar uma lição no compadre, mas mais uma vez o sapo consegue escapar a enganando.
A Contação de história “Comadre Raposa e suas Artimanhas” é uma adaptação das Fábulas de Esopo e de Jean de La Fontaine como “A Raposa e as Uvas”, “A Raposa e o Corvo” e “O galo e a Raposa”, e objetiva um resgate das fábulas apoiado na linguagem simples e popular.
A contação “Curiaçu Guerreiro e a Lenda das Araucárias” tem como intuito realizar uma Contação de Histórias referente à lenda da Araucária, árvore símbolo do estado do Paraná. A história é sobre Curiaçu, o qual era o mais forte guerreiro, e certo dia o caçador da tribo foi caçar e encontrou uma onça; ali também estava a filha de um pajé da tribo inimiga, pela qual havia se apaixonado. O Índio feriu a onça e se aproximou da índia que se assustou e acabou desmaiando. Os índios da tribo inimiga encontraram o índio à beira do rio com a jovem nos braços e pensando que ele havia feito mal a moça, o atingiram com varias flechas. Diz à lenda que ele se transformou numa araucária e a índia numa gralha azul e as gotas de sangue que pingaram eram os pinhões que a gralha azul enterra, as flechas eram os espinhos e Curiaçu a própria árvore.
A contação de Histórias "Vitória Regia - O Encanto da Lua" é uma adaptação da lenda brasileira da Vitória Régia, e trás a história da jovem índia Naiá, a qual é apaixonada por Jaci a lua. Naiá vive as margens do rio Amazonas e faz de tudo para chamar a atenção de Jaci. Na tribo todos os índios acreditam que Jaci é um valente e poderoso guerreiro que nas noites de lua cheia transforma as índias que ele se encanta em estrelas para viverem ao seu lado.
A Contação é uma adaptação de Lendas do estado do Paraná como a “Lenda da Gralha Azul” e cantigas populares que buscam a cumplicidade do espectador através da ludicidade, em que utiliza Marionetes (brinquedos) autômatos em uma mala, cujo a mesma faz surgir de si o cenário da história afim de incentivar a comunidade a leitura e conhecimento de lendas do nosso estado.