
Razão Social: Elaine Aparecida Teleken Tavares -ME
CNPJ: 20.095.235.0001/11
Nome Fantasia: Cia. Cenatrupe
CURRÍCULO
SOBRE NÓS
A companhia artística Cenatrupe com sede em Sarandi-PR, surgiu em 2013 e foi juridicamente constituída no ano de 2014, e desde então desenvolve trabalhos na área teatral, com espetáculos temáticos relacionados a "Erradicação do Trabalho Infantil", "Combate as Drogas", "Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil", "Violência Contra os Idosos", "Educação Financeira", "Violência contra a Mulher", além de espetáculos artísticos culturais ligados a contos populares, lendas e fábulas, contações de histórias e oficinas.
SOBRE
A companhia artística Cenatrupe de Sarandi-PR, município localizado no norte do estado Paraná foi surgiu em 2013 e foi juridicamente constituído no ano de 2014. Em seu Histórico Cenatrupe através de sua representante legal a atriz Elaine Teleken, ministrou oficinas de iniciação teatral ao grupo infantojuvenil “Os Petelekos”, contratada pela escola de artes “Ateliê das Artes” localizada em Sarandi/PR para instrução teatral, montagem e direção de espetáculos durante os anos de 2014 e 2015 (Espetáculos “Chapeuzinho vermelho em: O que a Historia não contou” e “O Mágico de Oz”), e ministração de oficina de “Teatro do Oprimido” a turma adulta de teatro da mesma escola artística. Em 2014 Cenatrupe também por meio de sua representante legal foi convidada pela SEJUV Secretaria Municipal da Juventude Cultura, Esporte e Lazer de Sarandi/PR a realizar o projeto “Proscênio” durante 15 dias com oficinas e ensaios resultando na montagem da esquete “Honesta”. Em seu Histórico pessoal a companhia Cenatrupe já montou os espetáculos:
-
“Contos da Dona Onça”
-
“Batom Vermelho”
-
“Acordando para o Trânsito”
-
“Histórias do Cururu”
-
“Giuseppe”
-
“O Auto da Barca Voltou: Tudo Velho”
-
“Gilda”
-
“Uma Esmola”
-
"O Silêncio”
-
“Rosa, Meu nome é Rosa”
-
“Criança não Trabalha”
-
“Se metendo em uma Furada”
-
“Espeto” “O Circo Chegou”
-
“A Réu Sociedade”
-
“O Jardim Secreto/ Dança-Teatro”
-
“Lendo, Lendas: A Lenda da Gralha Azul”
-
“Família Santos Silva”
-
” Turma do Clubinho e o Orçamento Familiar”
-
“O Golpe”
-
“Os Desafios de Envelhecer neste Século”
-
“Patrulha X e a missão Secreta”
-
“Como é o seu nome?”
-
“A Força de Uma mulher”
-
”Milhões de Maneiras de Dizer Não”
-
“Intervenção – Os Mímicos”
-
“Clown e Objetos”
-
“Rádio Peça – Recanto do Arrozal”
-
“O Segredo”
-
“Peter Pan em: O Mistério das Fadas”
-
"Mudando a Situação"
-
"Navalha"
-
"Entrando em Campo"
-
“Berenice em Diversas Faces”
-
“Curiaçu Guerreiro e a Lenda das Araucárias”
-
“Vitória Régia- O Encanto da Lua”
-
“Comadre Raposa e suas Artimanhas”
-
"(Em) Canto das Águas
-
"Laços"
A Companhia também montou a esquete "As lavadeiras" sendo um fragmento do texto Yerma de Frederico Garcia Lorca. No ano 2017 a companhia teatral foi selecionada pelo projeto “Domingo tem Teatro” da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná para realizar duas apresentações do Espetáculo “Acordando para o Trânsito” em cidades paranaenses. Em 2018 o grupo com o Espetáculo de contação de histórias "Giuseppe" e também com o espetáculo “Acordando para o Trânsito” foi selecionado pelo edital “Viradinha Cultural Paraná 2018” da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) em parceria com Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN- PR) para realizar apresentações na cidade de Matinhos, Balneário Caiobá, no Paraná, local em que foi montada uma tenda para apresentações artísticas dos grupos paranaenses selecionados pela SEEC. Em 2018 a Companhia foi selecionada com seu projeto “Lendo Lendas” pelo Edital Convite a Literatura da SEMUC- SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE MARINGÁ e esteve realizando uma apresentação do mesmo em Maio de 2019, Também em 2018 e 2019 a companhia prestou serviço de apresentações de espetáculos teatrais a Prefeitura do Município de Sarandi/PR, apresentações destinadas a atenderem as necessidades da Secretária Municipal de Assistência Social do Município com espetáculo com os temas de Violência contra mulher, Abuso Infantil, Contação de Histórias, Drogas na Infância, Drogas na Adolescência, Direito das Crianças, Direito dos
Idosos, Moradores de Rua e Trabalho Infantil”. Em 2019 a companhia esteve com seu espetáculo “Histórias do Cururu” se apresentando na VII Mostra pé na Rua em Maringá/PR e em Setembro de 2019 Cenatrupe realizou 4 apresentações do seu espetáculo "Criança Não Trabalha" no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori em Cianorte/PR, e 2 apresentações no ginásio Canelão no distrito de São Lourenço/Cianorte, sendo estas apresentações uma contratação da Prefeitura de Cianorte-PR, por meio da Secretaria de Assistência Social, para conscientizar as crianças a respeito do que caracteriza o trabalho na infância. Em 2020 antes do inicio da pandemia do COVID 19 a companhia realizou 5 apresentações do espetáculo “Berenice em diversas faces” em Sarandi/PR. Em 2020 a companhia também foi selecionada pelo edital “Semana Municipal das Artes e da Cultura” da Secretaria Municipal de Cultura de Maringá, para estar apresentando seu espetáculo “Lendo Lendas- A lenda da Gralha Azul” em formato Live Streaming no canal da Secretaria no Youtube por conta da pandemia. Em novembro do mesmo ano fomos convidados pela Secretária de Cultura de Maringá para realizar duas contações de histórias na FLIM- FESTA LITÉRARIA INTERNACIONAL DE MARINGÁ com as contações de histórias “Curiaçu Guerreiro e a Lenda das Araucárias” e “Vitória Régia - O Encanto da Lua” também em formato Live Streaming no canal no Youtube da Secretaria. Em Dezembro de 2020 Cenatrupe realizou trabalho de intervenção artística com temática natalina para o SESC-PR Serviço Social do Comércio no evento Campanha do brinquedo SESC/RPC. No ano de 2021 a companhia através de sua representante foi selecioanda para o 1º Guirii Festival Amazônico de Contação de Histórias, com a contação “Comadre Raposa e suas Artimanhas”, ficando entre as 25 selecionadas a nivel nacional em um total de 266 inscritos, o festival foi realizado pela Fadainad de Ji-Paraná-RO. Em Abril de 2021 Cenatrupe foi convidado a exibir seu curta-metragem “Convocando uma Assembleia” CPB – Nº B21-002366-00000, no 6º Sarau Infantil da Fada Inad - Lançamento do Livro Guirii e a Árvore da Vida, também realizado pela Fadainad, ambos projetos foram beneficiados pela Lei Federal Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel). Em Julho de 2021 Cenatrupe realizou a exibição da sua obra (Em) Canto das Águas no convite a literatura da Secretaria Municipal de Cultura de Maringá- PR.